Se você realmente pretende levar a sua habilidade de desenhar adiante, não tem jeito, você precisa entender o que são os fundamentos do desenho.

E não importa se você está aprendendo a desenhar do zero ou se já tem noções e habilidades prévias para isso.

Esse fundamentos servem como base para que você possa se aprofundar em qualquer outro assunto ou técnica relacionados ao desenho.

Se você acompanha a gente no Instagram, com certeza já viu a gente falar sobre isso por lá. Mas, afinal, o que são os fundamentos do desenho? Para te ajudar, preparamos esse artigo bem informativo e dinâmico.

Segue a leitura!

Afinal, o que são os fundamentos do desenho?

Se você está por dentro das redes sociais da VC Desenhos, com certeza já ouviu por aí o nosso professor e fundador Victor Carvalho falar sobre os fundamentos do desenho. Mas afinal, o que é isso?

Indo direto ao ponto, fundamentos do desenho são como as bases sólidas e bem estruturadas, que são necessárias para construir um edifício. Ou seja, é toda a sua base — também sólida — para você construir todo o seu caminho no universo dos desenhos.

Portanto, para dominar qualquer técnica avançada de desenho, primeiro você precisa entender quais são os conceitos básicos que explicam e ensinam como um desenho deve ser feito, sem necessariamente, estar relacionado a um estilo específico de desenho. 

E quais são esses fundamentos do desenho?

Embora não exista uma lista oficial de fundamentos do desenho, é possível classificar alguns assuntos como fundamentais. 

Para te ajudar, trouxemos uma listagem com explicações sobre cada um:

Linha

É onde tudo começa. Uma linha, reta ou não é o primeiro passo em direção ao desenho. É a partir dela, por exemplo, que podemos dividir o espaço disponível para o desenho. As linhas podem ser uniformes e de diferentes espessuras.

Formas

A partir da linha, temos as formas. Também sempre falamos por aqui sobre as formas — principalmente as geométricas — serem os elementos mais básicos em um desenho. É a partir das formas que conseguimos a definição dos objetos a serem representados em um desenho.

Por conta disso, as formas são um dos principais fundamentos do desenho. Se você consegue desenhar elas em diferentes perspectivas, então você é capaz de desenhar qualquer coisa.

Anatomia

Apesar de não ser um conceito fácil, a anatomia é fundamental para estudar desenho. Este conceito engloba vários assuntos e, se você não se organizar, pode acabar se perdendo ao estudar. Por isso, o importante é ir por partes, avançando aos poucos.

Proporção e Perspectiva

A proporção é o tamanho de um elemento do desenho em relação a outro elemento. É o que determina, por exemplo, que em um desenho de corpo humano, as pernas são maiores do que o braço. 

Já a perspectiva é o entendimento de que, à medida em que os objetos estão mais afastados em um desenho, eles devem parecer menores.

Luz e Sombra

Desenhos tridimensionais são constituídos a partir dos efeitos de luz e sombra. Afinal, é a partir da luz e sombra que surge o efeito de profundidade de um objeto representado. A tridimensionalidade é fundamental para trazer realismo aos seus desenhos e, portanto, é um dos fundamentos do desenho.

Composição

A composição trata, literalmente, dos elementos que compõem o seu desenho e façam com que ele seja… ele! Parece complicado, não é?! Para facilitar: seus objetos desenhados, observados separados, são só objetos. No entanto, quando combinados entre si e quando partimos do ponto de vista do todo, temos a composição do desenho. É uma habilidade que você vai adquirindo à medida que vai avançando nas suas técnicas.

Conclusão

Entender os fundamentos do desenho é o ponto chave para avançar no desenvolvimento das suas técnicas. E, para você que está começando ou quer se aprofundar ainda mais, não pode perder a 2° Semana do Aprendiz. Um evento online e totalmente gratuito no qual abordaremos sobre a essência do desenho. 

Faça sua inscrição agora clicando aqui e não fique de fora!

Até a próxima

 


    1 Response to "Fundamentos do desenho: quais são?"

Comments are closed.