Quando estamos no início de algum processo — e, principalmente, quando estamos fazendo isso sozinhos — é comum, às vezes, cometer alguns erros. Quando falamos sobre desenho, então, é mais comum ainda encontrar erros de quem está aprendendo a desenhar. 

Afinal de contas, a gente ainda está em fases de descobertas, são muitas informações novas e uma animação sem tamanho que faz a gente querer sair atropelando tudo.

No entanto, para garantir o sucesso da sua jornada é preciso eliminar alguns erros de quem está aprendendo a desenhar. 

Por isso, para te ajudar, a VC Desenhos preparou este artigo com os principais erros de quem está aprendendo a desenhar, para você começar a identificar os que pratica e parar de cometer agora mesmo. 

Vamos lá?

erros de quem está aprendendo a desenhar

6 erros de quem está aprendendo a desenhar para você não cometer mais

1- Enxergar as formas do desenho

Como assim isso é um problema? Não deveria ser uma das maiores virtudes? Sim e não. Confuso, não é? 

Se você acompanha o nosso blog, o nosso Instagram e o nosso canal no Youtube, certamente você já viu a gente falar muito sobre os fundamentos do desenho, isto é, a base que compõe os desenhos. Sempre falamos sobre como todo desenho começa a partir de formas geométricas. Portanto, antes de querer enxergar as formas do desenho como um todo, é importante enxergar as formas geométricas que o compõem.

2- Pressa

Um dos mais recorrentes e mais fatal erros de quem está aprendendo a desenhar é a pressa. É normal no início a gente ficar ansioso para ver um trabalho pronto. No entanto, se a gente deixa essa ansiedade dominar e começamos a desenhar com pressa, a probabilidade de tudo desandar é enorme.

Não tem jeito, ninguém melhora incrivelmente de um dia para o outro. Portanto, para a sua arte ficar em um nível de qualidade muito bom, você precisa ter paciência

3- Medo de errar

Mais uma vez: ninguém aprende de um dia para o outro. No início da sua caminhada você irá errar muito, pode anotar. No entanto, esses erros te ajudarão a melhorar ainda mais suas habilidades e te ajudarão a crescer. Sendo assim, não deixe de praticar simplesmente pelo medo de errar.

4- Entrar na zona de conforto

Outro item que está na lista dos erros de quem está aprendendo a desenhar é entrar na zona de conforto. Isto é, você aprende uma técnica, desenvolve bem ela e atinge um nível de qualidade excelente para quem está começando. E então, o que você faz? Fica nessa técnica para sempre e não avança nos seus estudos. 

Portanto, saia da sua zona de conforto e sempre que já estiver bom em um assunto, comece a estudar outro — sem nunca deixar de praticar aquilo o que já aprendeu.

5- Atribuir limitações ao seu material

A gente também entende, é comum quando se está aprendendo querer investir em todo material existente para desenho. No entanto, para materiais mais avançados é necessário um investimento alto. Sendo assim, você não precisa desanimar. Afinal, para desenhar, você não necessita de nada além do básico: papel, lápis e borracha.

É claro que se você puder e quiser, pode, sim, investir em outros materiais. Mas esse não é um fator decisivo.

6- Não ter constância

5 minutinhos do seu dia é tudo o que a gente garante para você que já é o suficiente para melhorar o seu desenho. Isso significa que, em pouco tempo, você será um super artista, dominador de todas as técnicas? Não necessariamente. No entanto, o grande segredo para a perfeição é a constância. Se 5 minutos é tudo o que você tem para dedicar ao desenho, então dedique.

Mas vale ressaltar que são 5 minutos focados e não dividindo a atenção com outras distrações.

E você? Comete algum desses erros? Conta aqui para a gente.

Ah! E não deixe de acompanhar a gente no YouTube e nas redes sociais. Lá no Instagram estamos diariamente respondendo as principais dúvidas de vocês.

E continue acompanhando o nosso blog, que sempre trazemos as melhores dicas sobre o universo do desenho para vocês.

Até a próxima!